A energia elétrica gerada a partir da captação a energia solar por meio de placas solares é considerada como um tipo de energia limpa, renovável e de baixo impacto ao meio ambiente.
Por que o uso de placa solares é considerado de baixo impacto e não como uma energia totalmente isenta de impactos ao meio ambiente? Veja agora em mais um artigo do COMO É ISSO?
Alguns motivos contribuem para essa classificação. Mas antes vamos entender como a energia elétrica é gerada através das placas solares.
A energia solar e captada através da instalação de placas solares. Essas placas são compostas por células fotovoltaicas feitas de silício. Ao incidir sobre estas células, os fótons excitam os átomos das células fotovoltaicas de silício, as quais liberam os elétrons, gerando a energia elétrica.
As atuais células fotovoltaicas tem uma eficiência bastante limitada. Apenas 16% da energia solar incidente nas placas solares é convertida em energia elétrica. Novos materiais estão sendo pesquisados a fim de melhorar esse desempenho.
Mas e o baixo impacto ao meio ambiente? Por que essa consideração?
Vamos lá. Como dissemos, as células fotovoltaicas são construídas com silício. O silício é um mineral. A forma de obtê-lo é através da mineração, ou seja, um processo de produção extremamente poluidor.
Além disso, como também dissemos, as células possuem baixa eficiência energética, logo para gerar em grande escala e necessário construir grandes campos para implantar as placas solares. Para implantar esses campos, muitas vezes, arvores precisam ser derrubadas e a fauna removida, o que pode alterar o equilíbrio ecológico da região onde os painéis solares são instalados.
Alguns estudiosos consideram ainda a poluição visual causada por esses campos como um terceiro critério reforçador da classificação de baixo impacto ao meio ambiente.
Apesar disso, o uso da energia solar é interessante como alternativa a outros meios mais poluidores. O uso residencial de placas solares é uma excelente alternativa com sistemas cada vez mais bem elaborados e eficientes. Os custos de instalação são diluídos ao longo do tempo.
Sugerimos a leitura do nosso artigo Diferença entre painéis solares e coletores solares
Recomendamos também a leitura do nossos artigos:
Até a próxima!
© COMO É ISSO? O conteúdo deste artigo é propriedade do COMO É ISSO? e pode ser copiado desde que citada a fonte com hiperlink.
A aplicação das dicas apresentadas neste site são de inteira responsabilidade do usuário. O COMO É ISSO? não se responsabiliza pela aplicação das dicas apresentadas no site.