Gerador de energia eólica residencial – Você sabe como funciona?

Fontes de energia limpa estão na moda atualmente. Gerador de energia eólica residencial tem um forte apelo ecológico em virtude de não produzir resíduos ou maiores danos ao ambiente. Você já deve ter visto aqueles campos enormes com vários geradores eólicos.

Mas e o gerador de energia eólica residencial? Como funciona?

gerador eolico residencial
O gerador eólico residencial é semelhante ao gerador de grande porte. Através do rotor (onde estão fixadas as pás que são acionadas pelo vento), é girado um eixo que está conectado a outro rotor responsável por movimentar um conjunto de engrenagem. Estas engrenagens estão acopladas ao gerador. Com o movimento, o gerador de energia eólica residencial transforma energia mecânica em energia elétrica.

A energia gerada é considerada limpa, no entanto os geradores eólicos têm dois problemas ambientais:

  • Acidentes com pássaros e morcegos – Alguns estudos sugerem que a pintura dos elementos do gerador com tons mais fortes podem atenuar este problema.
  • Ruídos causados pelas pás ao girar – Os fabricantes tem se esforçado procurando soluções aerodinâmicas para reduzir o ruído causado pelas pás em funcionamento. Os modelos mais modernos tem conseguido diminuir bastante o ruído.

O custo de um sistema completo de geração eólica residencial inicia em R$ 9.000,00, o valor final vai depender da potência e sistemas auxiliares instalados (inversores, baterias, etc.).

Uma grande aposta dos especialista em energia é que nos próximos anos, uma parte considerável da energia elétrica gerada no país virá da chamada Micro geração. A Micro geração consiste nos usuários finais (consumidores residenciais, por exemplo) gerando sua própria energia e vendendo o que sobra para a empresa de energia local redistribuir para outro consumidor.

Essa micro geração será uma mudança radical no conceito de matriz energética do país, hoje baseada prioritariamente em geração hidroelétrica, através de usinas como Itaipu, por exemplo, e entregue na casa do usuário através de quilômetros de linhas de transmissão.

Os custos de transportar a energia e manter as linhas de transmissão são altíssimos, Assim, quanto mais próximo do local de consumo a energia for produzida, mais barato será o custo de transporte desta energia.

Com o avanço da tecnologia nos próximos anos e com as condições adequadas na sua residência (incidência de ventos constantes, ausência de obstáculos, etc.) você poderá gerar sua própria energia com vento e ainda ganhar dinheiro com isso!

Gostou do artigo sobre o gerador de energia eólica residencial? Comente!

Recomendamos também a leitura do nosso artigos:

Até a próxima! 🙂

Crédito da imagem deste artigo:  CRESESB – CEPEL

Voltar ao início

© COMO É ISSO? O conteúdo deste artigo é propriedade do COMO É ISSO? e pode ser copiado desde que citada a fonte com hiperlink.

A aplicação das dicas apresentadas neste site são de inteira responsabilidade do usuário. O COMO É ISSO? não se responsabiliza pela aplicação das dicas apresentadas no site.

Leave a reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.