Nessa onde de calor sempre surge a duvida: Ar condicionado antigo vale a pena trocar?
Equipamentos de ar condicionado não são baratos e a substituição deve sempre levar em conta o custo de energia gasto para manter este aparelho em funcionamento.
O que fazer nessa hora? Quando sei que vale a pena trocar meu ar condicionado antigo?
Vamos lá: A primeira coisa que você precisa verificar é que tipo de compressor tem o seu ar condicionado antigo. Ar condicionado antigo (15 anos ou mais) costuma utilizar compressor alternativo. Esse tipo de compressor tem um alto consumo de energia em comparação com equipamentos de compressor rotativo.
Equipamentos de compressor rotativo são mais eficientes em termos de consumo de energia, proporcionando uma economia em torno de 40% na conta de energia se comparado com um ar condicionado de mesma capacidade de refrigeração e compressor alternativo. Na hora da compra, procure pelo selo do PROCEL com classificação A
Outro ponto a avaliar na troca é a escolha entre modelos SPLIT e modelos “de janela”. Ar condicionados SPLIT tem sua instalação muito mais cara, o que precisa ser levado em consideração na hora da troca.
Resumindo: Ar condicionado antigo vale a pena trocar sim, a troca de um modelo de compressor alternativo por um modelo de compressor rotativo sempre compensa!
Recomendamos também a leitura do nosso artigos:
- Placas solares
- Gerador de energia eólica residencial – Você sabe como funciona?
- Como economizar energia elétrica
- Planilha de gastos financeiros
Até a próxima! 🙂
© COMO É ISSO? O conteúdo deste artigo é propriedade do COMO É ISSO? e pode ser copiado desde que citada a fonte com hiperlink.
A aplicação das dicas apresentadas neste site são de inteira responsabilidade do usuário. O COMO É ISSO? não se responsabiliza pela aplicação das dicas apresentadas no site.