Como proteger a pintura automotiva? Simples, através do polimento automotivo, ou seja, manter o seu veiculo encerado. Há vários nomes para isso: Polimento cristalizado, polimento e cristalização, cristalização automotiva, estética automotiva, espelhamento automotivo, etc.
Se você não quer recorrer a uma oficia de pintura de carros, o polimento automotivo pode ser feito com massa de polir e cera automotiva na sua própria casa. A revitalização de pintura ou simplesmente polimento de carros, previne a pintura desgastada, “queimada” de sol, ou com manchas.
Para “levantar” o brilho e proteger a pintura, ao contrário do que parece não é complicado. Quer saber como fazer o polimento automotivo? Veja em mais um artigo do COMO É ISSO?
Vamos começar com o material necessário:
- Um saco de algodão para polimento (fácil de encontrar nas lojas de tinta),
- Uma lata de cera para automóveis (prefira as que têm Teflon na sua composição),
- Uma lata de massa de polir Nº 2. Obs.: este produto é abrasivo, ou seja, ele desgasta a tinta, deve ser utilizado com cuidado.
Precauções no polimento automotivo:
- O veículo deve estar limpo e seco, se não estiver, lave-o e seque-o bem. Iniciar o polimento com o veículo sujo poderá causar danos a pintura.
- O polimento deve ser feito a sombra e com a chapa do veículo fria.
- Não utilize estopa, pois a mesma marca a pintura.
Analise a como está a pintura do veículo. Basicamente são 3 estados possíveis:
- Pintura boa e com brilho – Nesse estado, o veiculo não apresenta arranhões ou perda de brilho, no máximo apresenta marcas de unha no encaixe do puxador da porta,
- Pintura boa mas sem brilho, com pequenas manchas ou “queimada” de sol – Nesse estado, o veiculo não apresenta arranhões ou apresenta micro arranhões, porém a pintura está opaca e sem vida,
- Pintura ruim e sem brilho – Nesse estado, o veiculo apresenta arranhões maiores e a pintura está opaca e sem vida. Apesar de poder ser feito em casa, a recomendação é procurar um polimento especializado, pois o resultado será melhor com o uso de uma politriz para recuperar a pintura.
Para o 1º e 2º casos, vamos ver COMO É ISSO?
1º caso: Pintura boa e com brilho:
A) Com a ponta de dois dedos, aplicar uma pequena quantidade (bem pequena mesmo) de massa de polir Nº2 nas marcas de unhas nos encaixes dos puxadores das portas,
B) Pegar um punhado de algodão e esfregar com movimentos circulares bem de leve, até remover os riscos, vá dosando a força a medida que faz o movimento.
C) O mesmo procedimento vale para outras marcas mais resistentes como marcas de piche (asfalto) que costumam aparecer nos paralamas, próximo as rodas.
D) Agora o veiculo está pronto para receber a cera. A recomendação é que a cera seja aplicada das partes mais altas do veiculo para as partes mais baixas. Sugestão: Comece pelo teto.
E) O segredo da aplicação de cera é fazer pequenos pedaços de cada vez, por isso divida mentalmente o teto em 4 partes iguais.
F) Com a ponta de dois dedos salpicar a área que será encerada.
G) Pegar um punhado de algodão e esfregar toda a área com movimentos circulares sem muito esforço em movimentos constantes durante um minuto.
H) Aguarde mais um minuto e com outro punhado de algodão limpo execute os mesmos movimentos circulares, nesse momento que o brilho será “puxado”, vá alternando os lados do algodão até remover o excesso da cera. Com um terceiro punhado de algodão limpo e os mesmo movimentos circulares, “puxe” o brilho final.
Durante o polimento automotivo, você irá trabalhar todo o veículo sempre com 3 punhados de algodão: o 1º para espalhar a cera, o 2º para puxar o brilho e remover o excesso e o 3º para o acabamento.
A medida que o 1º punhado for ficando sujo, substitua-o pelo que estava sendo usado como 2º e assim sucessivamente, dessa forma você economizará material.
I) Repita os passos F, G e H para as outras 3 partes do teto e para o restante do veiculo sempre procurando fazer pequenas partes semelhantes a ¼ do tamanho do teto.
2º caso: Pintura boa mas sem brilho, com pequenas manchas ou “queimada” de sol:
Nesse caso antes de encerar, será necessário “reavivar” a pintura, para isso utilizaremos a massa de polir Nº2 da mesma forma como aplicamos a cera.
A) Começando pelo teto, com a ponta de dois dedos, salpicar uma pequena quantidade de massa de polir em ¼ da área total do teto
B) Pegar um punhado de algodão e esfregar com movimentos circulares bem de leve, sem muito esforço em movimentos constantes durante um minuto.
C) Nesse caso não é necessário aguardar, com outro punhado de algodão limpo execute os mesmos movimentos circulares, até remover o excesso de massa, vá alternando os lados do algodão. Com um terceiro punhado de algodão limpo e os mesmo movimentos circulares, finalize o acabamento.
D) Aqui vale o mesmo: Você irá trabalhar todo o veículo sempre com 3 punhados de algodão: o 1º para espalhar a massa, o 2º para remover o excesso e o 3º para o acabamento final. A medida que o 1º punhado for ficando sujo, substitua-o pelo que estava sendo usado com 2º e assim sucessivamente, dessa forma você economizará material.
E) Repita os passos A, B, C e D para as outras 3 partes do teto e para o restante do veiculo sempre procurando fazer pequenas partes semelhantes a ¼ do tamanho do teto.
F) Terminado o veiculo, é hora de aplicar a cera. Basta executar os passos D até I do 1º caso acima.
Importante: Após o uso da massa de polir Nº2, não deixe o veiculo sem aplicação de cera, se você achar que não vai dar tempo de fazer todo o veiculo em um único dia, faça-o por partes, por exemplo: Faça o teto, tampa da mala e caput num dia e laterais no outro por exemplo.
Lembre-se: Nas peças que aplicar a massa de polir Nº2, você obrigatoriamente tem que aplicar a cera para proteger a pintura em seguida. Não deixe sem cera de um dia para outro pois irá danificar a pintura.
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Até a próxima! 🙂
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Muito obrigado pelas dicas, estou aprendendo a polír meu carro, foi muito útil as dicas
Que bom que será útil! Obrigado pelo comentário!
Se a pintura estiver ruin e sem vida como faço em casa
Gustavo:
Sem o uso de uma politriz ficará difícil alcançar resultados satisfatórios em casa mas você pode tentar.
O procedimento é o mesmo para a “pintura boa mas sem brilho” ou seja utilizando a pasta nº2, a diferença é que a boina da politriz consegue um resultado bem melhor do que o uso manual do algodão.
Há casos em que a pintura está tão ruim que o polimento não resolve mais sendo necessário repintar o veiculo.
Não esqueça que o uso da pasta nº2 é abrasivo, ou seja, ela retira a tinta do veiculo, e seu uso deve ser feito com bastante cuidado.
Bom. Gostei das dicas.
Que bom que gostou! Obrigado pelo comentário!
E o passo 3 ?
Olá, para a 3º caso a recomendação é que seja feito por um profissional pois a chance de causar danos a pintura é muito grande.
Como respondi em uma duvida anterior, Sem o uso de uma politriz ficará difícil alcançar resultados satisfatórios em casa mas você pode tentar.
O procedimento é o mesmo para a “pintura boa mas sem brilho” ou seja utilizando a pasta nº2, a diferença é que a boina da politriz consegue um resultado bem melhor do que o uso manual do algodão.
Há casos em que a pintura está tão ruim que o polimento não resolve mais sendo necessário repintar o veiculo.
Não esqueça que o uso da pasta nº2 é abrasivo, ou seja, ela retira a tinta do veiculo, e seu uso deve ser feito com bastante cuidado.
AMIGO, A PINTURRA DO CAPO DO MEU CARRO TA FOSCA, DE TANTO FICAR NO SOL, ESSE PROCEDIMENTO VAI ME AJUDAR ???
Olá Agnaldo:
Para pintura queimada de Sol o ideal é que seja feito por um profissional.
Como respondi em uma duvida anterior, Sem o uso de uma politriz ficará difícil alcançar resultados satisfatórios em casa mas você pode tentar.
O procedimento é o mesmo para a “pintura boa mas sem brilho” ou seja utilizando a pasta nº2, a diferença é que a boina da politriz consegue um resultado bem melhor do que o uso manual do algodão.
Há casos em que a pintura está tão ruim que o polimento não resolve mais sendo necessário repintar o veiculo.
Não esqueça que o uso da pasta nº2 é abrasivo, ou seja, ela retira a tinta do veiculo, e seu uso deve ser feito com bastante cuidado.