Essa é uma dúvida muito comum: É interessante fazer a revisão do carro? Neste artigo, o COMO É ISSO? tentará esclarecer as dúvidas mais comuns em relação as revisões e manutenção do seu automóvel e o que deve ser feito nesse serviço.
E ai? Vale a pena?
Sem dúvida, as revisões são de extrema importância para a eficiência, durabilidade, economia e segurança do seu veiculo.
O ponto mais importante é: Você precisa ter um mecânico de confiança, não importa se o serviço será feito em uma concessionária ou oficina particular, o importante é que o profissional seja capacitado e da sua mais absoluta confiança.
Por que insistimos na relação de confiança?
Porque é um serviço principalmente de diagnóstico, é uma relação semelhante a que você tem com um médico.
O profissional capacitado e de confiança vai analisar o seu veiculo e vai trocar somente o que for realmente necessário evitando desperdício e custos desnecessários garantindo a sua segurança e de sua família.
O recomendado é que as revisões sejam realizadas a cada 10.000 km e os seguintes itens sejam inspecionados, substituídos ou reparados caso necessário:
- Óleo do motor,
- Calços do motor e caixa,
- Óleo da direção hidráulica,
- Filtro de óleo,
- Filtro de combustível,
- Filtro de ar do motor,
- Filtro de pólen do ar condicionado,
- Velas e cabos,
- Bicos injetores ou carburador,
- Água da bateria (se não for selada),
- Partes elétricas (em geral),
- Água do radiador,
- Pastilhas, lonas e discos de freio,
- Fluido de freio,
- Amortecedores e molas,
- Correias e esticadores,
- Borrachas da suspensão,
- Coifas,
- Rolamentos,
- Vazamentos em geral
As revisões realizadas periodicamente acabam tendo um custo baixo pois evitam danos maiores no veiculo. Abaixo listamos alguns danos consequentes da não realização das revisões periódicas:
- Um jogo de pastilhas de freio custa em torno de R$ 40,00. Caso a troca não seja feita no período certo, os discos de freio serão danificados e um par de discos novos custa em torno de R$ 200,00,
- Uma coifa rasgada (em torno de R$ 15,00) pode danificar uma junta homocinética ao custo médio de R$ 130,00,
- Borrachas e calços da suspensão ruins podem causar danos a amortecedores (R$ 400,00) e pneus (R$ 1.000,00),
- Correia dentada (R$ 100,00) em caso de partida o dano pode ser muito grande (entre R$ 1.000,00 e R$ 4.000,00).
- Velas gastas, cabos ruins e filtros sujos aumentam o consumo de combustível, a carbonização do motor e causam danos ao catalisador em função da queima de combustível ineficiente.
Fuja das revisões com preço fixo, só servem para atrair clientes para a oficina.
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Até a próxima! 🙂
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