Algumas vezes somos pegos de surpresa ao tentar ligar o veículo e o mesmo está com a bateria “arriada”. Seja por um rádio esquecido ligado, uma lanterna não desligada horas antes, ou outro motivo, o importante é: nem tudo está perdido!
Você provavelmente já ouviu falar na “chupeta” de bateria, A chupeta de bateria nada mais é do que ligar uma outra bateria na bateria descarregada do veiculo, COMO É ISSO? Vamos lá?
Precisaremos de um cabo específico para a ligação das baterias (cabo de chupeta) e uma bateria auxiliar ou outro veiculo.
- Abra o caput do veículo e localize a bateria descarregada,
- Vão existir dois cabos (ou dois conjuntos de cabos dependendo do veículo) ligados a bateria. Identifique o positivo das duas bateria (geralmente marcado com um sinal de ” + ” e cobertos por uma capa). Identifique também o negativo das duas baterias (geralmente marcado com um sinal de ” – “),
- Se tiver utilizando um outro veiculo mantenha-o em funcionamento durante o procedimento,
- Muita atenção a esta etapa: pegue o cabo de chupeta e conecte a garra de cor vermelha ao pólo positivo ( + ) da bateria auxiliar, e em seguida a outra garra de cor vermelha ao pólo positivo da bateria descarregada. Cuidado para não encostar o cabo em nenhuma outra parte metálica, principalmente no pólo negativo ( – ) pois há o risco de danos ao sistema elétrico do veiculo ou até mesmo explosão da bateria. Muito cuidado!!!
- Em seguida, com a garra de cor preta, faça a conexão dos pólos negativos, começando pela bateria auxiliar. Tenha o mesmo cuidado do item 5!
- Cabos conectados, é hora de dar a partida. Caso funcione na primeira vez, ótimo, caso contrário, tente mais 3 ou 4 vezes, se não funcionar, o problema pode ser outro e é necessário chamar o mecânico.
- Retire os cabos com o mesmo cuidado da colocação começando pelo negativo e em seguida retire o positivo.
- Após 15 minutos de funcionamento, caso a bateria esteja O.K., já haverá carga para uma nova partida, se necessário.
Recomendamos também a leitura do nosso artigos:
- Financiamento de carro – Quando compensa?
- Polimento automotivo – faça você mesmo!
- Revisão do Veículo? Vale a pena?
- Quanto custa ter um carro – Como calcular esse custo!
Até a próxima!
© COMO É ISSO? O conteúdo deste artigo é propriedade do COMO É ISSO? e pode ser copiado desde que citada a fonte com hiperlink.
A aplicação das dicas apresentadas neste site são de inteira responsabilidade do usuário. O COMO É ISSO? não se responsabiliza pela aplicação das dicas apresentadas no site.