Financiamento de carro – Quando compensa?

Financiar um carro vale a pena? Quando compensa o financiamento de carro?Investir em carros é um bom negocio? Existe juro zero no mercado de carros? Quando vale a pena ter mais de um carro? O COMO É ISSO? vai responder essas perguntas, vamos lá?

Financiamento automotivo

Seja financiamento de carro novo ou financiamento de carros usado, o raciocínio é o mesmo:

Existe dois tipos básicos de aporte de dinheiro: O investimento e o gasto. Basicamente o investimento é quando você aplica o dinheiro e esse capital valoriza com o tempo, já no gasto o valor do bem diminui ao logo do tempo e você perde dinheiro.

Já podemos responder a uma das perguntas:

Investir em automóveis é um bom negocio? A resposta é NÃO! Não existe investimento em automóveis! Carros perdem valor simplesmente por sair da concessionária (entre 10% e 20% do seu valor). Além disso, o carro também perde valor a medida que envelhece, logo automóveis são gastos e não investimento.

Mas não é por isso que você não vai financiar um carro e ter um (ou mais de um). Financiamento de carro é um assunto que precisa ser analisado criteriosamente.

Anteriormente concluímos que o carro é um gasto mas nem por isso ele precisa ser eliminado. Basta que o custo de manter o carro somado com a desvalorização do seu valor seja menor que o gasto com transporte (Detalhamos como fazer essa conta no artigo – Quanto custa ter um carro – Como calcular esse custo!).

Acabamos de responder mais uma pergunta:

Vale a pena ter um ou mais de um automóvel? SIM, desde que os custos para manter o carro e as vantagens que o uso deste trará, valham a pena.

E o juro zero no financiamento de carro existe? Na pratica não.

Quando um carro é anunciado com taxa zero, em 99,9% dos casos, ele é vendido no preço de tabela cheia, ou seja, aqueles 5% a 7% que o vendedor tem para dar de desconto na compra a vista, não existe no financiamento a juro zero, além disso, como é um financiamento existe ainda a incidência de taxas e impostos que não existiriam na venda a vista. Logo, indiretamente o juro está embutido no gasto final.

Em resumo, para saber se financiar um carro vale a pena ou não vai depender apenas das contas relacionadas ao seu uso para o veiculo e os benefícios que esse carro trará como ganho de tempo, conforto, etc.

Não deixe de verificar nosso artigo: Quanto custa ter um carro – Como calcular esse custo!

Gostou do artigo sobre financiamento automotivo? Comente!

Recomendamos também a leitura do nosso artigos:

Até a próxima! :)

Voltar ao início

© COMO É ISSO? O conteúdo deste artigo é propriedade do COMO É ISSO? e pode ser copiado desde que citada a fonte com hiperlink.

A aplicação das dicas apresentadas neste site são de inteira responsabilidade do usuário. O COMO É ISSO? não se responsabiliza pela aplicação das dicas apresentadas no site.

Leave a reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.