Como se livrar das dividas?

  Chegou a hora! Como se livrar das dividas? Poupar ou quitar divida? Apesar de parecer uma resposta fácil, na pratica, não é bem assim. Existem alguns fatores que precisam ser considerados. Veja agora em mais um artigo do COMO É ISSO? Vamos lá?

Livrar das dividas  Na hora de escolher como se livrar das dividas, muitos de nós passamos pelo dilema entre poupar ou se livrar das dividas rapidamente. A resposta matematicamente correta seria quitar a divida pois os juros cobrados por essa divida serão sempre maiores que qualquer outro rendimento de aplicação financeira. No entanto, há outros fatores que precisam ser considerados antes de decidir como se livrar das dividas.

Quais seriam esses fatores?

  • Poupar é muito mais difícil que quitar uma divida. Requer disciplina e força de vontade.
  • As consequências de não poupar não são facilmente visíveis de forma imediata.
  • Os credores estão na maioria das vezes lembrando aos devedores suas dívidas, no entanto, dificilmente alguém vai te lembrar de poupar todo mês.
  • Mesmo que você antecipe a quitação de sua dívida, existe uma tendência natural a gastar o que passaria a sobrar em uma nova divida.

  Então o COMO É ISSO? está dizendo que devemos poupar e esquecer as dívidas? NÃO, não é isso. O que estamos dizendo é que mesmo com dívidas você deve continuar poupando. Ao receber seu salário, tente separar 10% e poupe. Pague um dízimo para você mesmo. Esse valor deve ser transferido para uma aplicação financeira, de preferência de forma automática. Programe uma transferência automática da sua conta um dia após receber seu salário.

Livrar das dividas porquinho - comoeisso.com.br - Artigo 11Mas porque isso é bom?

  Primeiramente com 10% a menos no orçamento você será obrigado a rever seus custos e cortar gastos desnecessários (acredite sempre há o que cortar!). Veja a nossa planilha de gastos financeiros, ela pode ajudar a reorganizar seu orçamento.

 Em segundo lugar,  os credores continuarão com as cobranças. Você poderá tentar renegociar para obter prestações menores e conseguir uma sobra mensal para compor os 10% da poupança. Com o passar dos anos, você verá que conseguiu se livrar das dividas e conseguiu ainda juntar algum dinheiro.

  E o que fazer com ele? Veja em breve uma sugestão em nosso próximo artigo.

  Resumindo, na hora de decidir como se livrar das dividas, poupe primeiro para não entrar em uma nova dívida ao quitar a anterior.

Recomendamos também a leitura do nosso artigos:

  Até a próxima! 🙂

Voltar ao início

© COMO É ISSO? O conteúdo deste artigo é propriedade do COMO É ISSO? e pode ser copiado desde que citada a fonte com hiperlink.

A aplicação das dicas apresentadas neste site são de inteira responsabilidade do usuário. O COMO É ISSO? não se responsabiliza pela aplicação das dicas apresentadas no site.

Leave a reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.